PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO


 

Vygotsky compreende que a aprendizagem promove o desenvolvimento da criança. As funções psicológicas se desenvolvem por meio do processo de apropriação dos instrumentos e signos construídos socialmente pela humanidade. Ao nos apropriarmos dos instrumentos e dos signos, da linguagem, da escrita, incorporamos as experiências das gerações anteriores, os conhecimentos, os significados culturais.

 

Acerca das funções psicológicas superiores, propostas por Vygotsky, analise as afirmações:

 

 

 

I – As funções psicológicas superiores se desenvolvem a partir da apropriação dos instrumentos e signos sociais, a partir de sua relação com o outros

 

 

 

II – As funções psicológicas superiores se desenvolvem em dois planos: primeiro, no plano das relações entre os indivíduos e, depois, no plano subjetivo do próprio indivíduo.

 

 

 

III – As funções psicológicas superiores se desenvolvem fundamentalmente por meio do processo de maturação do sistema nervoso central.

 

 

 

IV –As funções psicológicas superiores são um produto tanto da evolução histórica da humanidade quanto da história social de cada indivíduo em particular.

 

 É correto apenas o que se afirma em:

  


I, II, III e IV. 


II e IV. 


I e II. 


I, II e IV. 


I, II e III. 

Diferentes autores compõem o que Fontana e Cruz (1997) denominam de abordagem inatista-maturacionista. O que esses autores têm em comum é que todos eles compreendem o desenvolvimento humano da mesma maneira. Os teóricos dessa abordagem buscavam estudar a inteligência e a maturação. Maturação se refere aos padrões de mudanças comuns da espécie humana, biologicamente determinados, que ocorrem durante a vida de um indivíduo. Um dos mais importantes pesquisadores da evolução maturacional da criança foi Arnold Gesell. Esse pesquisador estudou a evolução da criança do nascimento até os 16 anos de idade e desenvolveu reconhecidas escalas de maturidade. Sobre a teoria maturacionista de Gesell, analise as assertivas:

 

I. Existem padrões maturacionais gerais e universais de desenvolvimento, ou seja, padrões de desenvolvimento próprios de cada faixa etária.

 

II. O ambiente social se limita a facilitar ou dificultar o processo de maturação.

 

III. A experiência ambiental influencia os fatores maturacionais.

 

IV. Os comportamentos e formas de pensar dos indivíduos tornam-se mais complexos à medida que ele cresce e que seu sistema nervoso se desenvolve.

 

V. Gesell construiu o primeiro teste de inteligência. 

 

É correto o que se afirma em:


I e V, apenas.


I, II, III e V, apenas.


I, II e III, apenas.


II, III, IV e V, apenas.


I, II e IV, apenas.

Diferentes autores compõem o que Fontana e Cruz (1997) chamam de abordagem inatista-maturacionista. Esta não é uma abordagem teórica única, contudo, todos os autores citados pelas autoras compreendem o desenvolvimento humano da mesma maneira e, por isso, são reunidos por elas como representantes da perspectiva inatista-maturacionista. Os principais autores citados dessa abordagem são Binet e Gesell. Sobre a abordagem inatista-maturacionista, analise as assertivas e assinale a alternativa correta: 


Os pesquisadores da abordagem inatista-maturacionista objetivavam descrever os padrões de comportamento aprendidos em cada uma das séries escolares.


Para a abordagem inatista-maturacionista, o desenvolvimento depende da aprendizagem.


Essa perspectiva parte do princípio de que a maturação biológica e os fatores hereditários são os aspectos mais importantes para o desenvolvimento da inteligência da criança.


Essa abordagem dá ênfase ao processo de aprendizagem dos comportamentos.


Binet e Gesell discordavam quanto à importância da hereditariedade e da maturação. Binet entendia que hereditariedade era o fator mais importante, enquanto Gesell pressupunha que a maturação era mais determinante.

Um importante aspecto de nosso desenvolvimento cognitivo é o desenvolvimento da linguagem e da escrita. A linguagem surgiu durante o desenvolvimento filogenético da espécie humana. Ao longo do processo de desenvolvimento da atividade de trabalho humano, surgiu a necessidade de os indivíduos se comunicarem uns com os outros. No que se refere ao desenvolvimento da linguagem e da escrita, analise as assertivas a seguir e marque com V, de verdadeiro, e F, de falso.

 

(   ) A escrita é um importante sistema de signos criados pela humanidade para simbolizar a realidade.

 

(   ) Com o desenvolvimento da linguagem e da escrita, o homem não precisa mais experienciar o mundo de forma direta. Ele pode aprender com a experiência dos demais.

 

(    ) A linguagem e a escrita estão relacionadas com a capacidade de representar, de simbolizar a realidade, de expressar uma ideia por meio de símbolos.

 

(   ) O desenvolvimento da linguagem e da escrita são dois processos distintos, que não possuem pontos em comum.

 

A alternativa que representa a sequência correta é:


F – F – F – V.


V – V – V – F.


V – F – V – F.


V – V – F – F.


F – V – F – V.

O desenvolvimento cognitivo é entendido como o desenvolvimento das funções psicológicas superiores: a percepção, a memória, a atenção, a criatividade, a imaginação, as emoções, os pensamentos concreto e abstrato, a linguagem e a consciência. O desenvolvimento cognitivo também engloba a aquisição e as mudanças na estrutura e na forma do pensamento: o desenvolvimento do pensamento concreto para o pensamento abstrato.

No que se refere, especificamente, ao desenvolvimento do pensamento verbal analise as assertivas a seguir e marque com V, as verdadeiras e F as falsas.

(  ) O desenvolvimento do pensamento verbal tem sua origem na apropriação pela criança da linguagem.

(  ) O desenvolvimento do pensamento verbal ocorre de forma natural, não sendo relacionada a um processo de aprendizagem.

(  ) O desenvolvimento do pensamento verbal está, estritamente, relacionado à capacidade de conceituar (pensamento por conceitos).

(  ) O desenvolvimento do pensamento verbal ocorre independente do desenvolvimento da linguagem.

 

A alternativa que representa a sequência correta é:

  


V – V – V – F.


F – V – F – V.


V – V – F – F.


F – F – V – V.


V – F – V – F.

Ao longo de seu desenvolvimento, o indivíduo se apropria dos instrumentos e dos signos construídos socialmente, dos conhecimentos construídos e objetivados pela sociedade ao longo da história. Vimos que a cultura humana se cristaliza nos produtos materiais e intelectuais de nossa história, ou seja, nos instrumentos e signos que construímos. O indivíduo precisa se apropriar desses conhecimentos para desenvolver as características eminentemente humanas. Sobre os conceitos de instrumentos e signos, analise as assertivas:

  I.          Signos dizem respeito apenas à linguagem escrita.

  II.          As ferramentas e as máquinas são consideradas instrumentos.

  III.          Signos são dispositivos criados pelo homem que simbolizam a realidade.

  IV.          Ferramentas são entendidas como mecanismos de pensamento.

 

É correto o que se afirma em:


I e II, apenas.


I e III, apenas.


III e IV, apenas.


III, apenas.


II e III, apenas.

A cultura é um dos fatores cruciais que nos ajudam a compreender quem somos enquanto humanidade. Carmo (2012) define cultura como sendo todas as manifestações humanas, que foram criadas a partir da vida social e individual dos homens. Para esse autor, tudo que o homem produz é considerado cultural, desde a criação de instrumentos até as artes e a filosofia. Com base nessa afirmação, assinale a alternativa que melhor explica por que a cultura é considerada pelo autor como um dos principais fatores que nos ajudam a compreender quem somos.


Porque a cultura está relacionada com a Filosofia.


Porque a cultura pode ser estudada e nos ajuda a compreender a história.


Porque a cultura diz respeito ao que existe de mais erudito na sociedade.


Porque a cultura diz respeito ao nível filogenético de desenvolvimento.


Porque aprendemos a ser humanos, conforme nos apropriamos da cultura criada pela humanidade.

O século XIX é marcado pelo desenvolvimento da ciência. O crescimento da nova ordem econômica, o capitalismo, trouxe consigo o processo massivo de industrialização. Essa nova ordem social precisava de uma ciência que desse respostas e soluções práticas no campo da técnica. Houve, então, um impulso muito grande para o desenvolvimento das ciências enquanto um suporte para essa nova ordem econômica e para os problemas colocados por ela. Wilhelm Wundt (1832-1920) criou, na Universidade de Leipzig, na Alemanha, o primeiro laboratório de Psicologia, onde realizava experimentos na área de Psicofisiologia. Por esse fato ele é considerado o pai da Psicologia moderna ou científica.

 

BOCK, A. M. B.; FURTADO, O.; TEIXEIRA, M. L. T. Psicologias: uma introdução ao estudo de Psicologia. 14. ed. São Paulo: Saraiva, 2008 (adaptado).

 

O excerto anterior descreve o período de construção da Psicologia científica. Sobre esse período, analise as assertivas a seguir:

   I.          Os estudos de Wilhelm Wundt contribuíram para tornar a Psicologia uma ciência específica, separada da Filosofia.

PORQUE

II.          O método científico e as técnicas de experimentos em laboratório definem a ciência moderna. Ao estudar os fenômenos da Psicofisiologia em laboratório, esse autor deu à Psicologia o status de ciência moderna.  


As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.


As asserções I e II são proposições falsas.


A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.


A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.


As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

Vigotski entende que aprendizagem e desenvolvimento são dois processos distintos, mas que caminham juntos, entrelaçados. Para esse autor, a aprendizagem gera desenvolvimento. O indivíduo se desenvolve a partir da apropriação dos instrumentos e signos sociais, a partir de sua relação com o outros, em um constante processo de aprendizagem. Vigotski define dois importantes conceitos relacionados com a aprendizagem e o desenvolvimento: o nível de desenvolvimento real e a área do desenvolvimento iminente. A partir dos estudos de Vigotski, assinale a alternativa que melhor define o que é a área do desenvolvimento iminente.


Diz respeito ao conjunto de conceitos abstratos, generalizações do pensamento que se desenvolvem a partir de um processo sistemático de ensino.


São os processos de maturação e de desenvolvimento que já estão efetivos na criança.


Diz respeito às funções que estão em processo de desenvolvimento, ao que a criança é capaz de fazer com o auxílio de perguntas, demonstrações e dicas.


Diz respeito ao nível já adquirido de desenvolvimento das funções psicológicas.


São o conjunto dos conceitos concretos baseados na experiência do indivíduo.

De acordo com a Epistemologia Genética de Piaget, a criança constrói seu conhecimento por meio de um processo de adaptação à realidade, denominado de equilibração. Existem dois processos fundamentais relacionados à equilibração: a assimilação e a acomodação. Quando a criança entra em contato com um novo objeto, ocorre um desequilíbrio. A criança busca alcançar o equilíbrio por meio dos mecanismos de assimilação e acomodação. Especificamente sobre a acomodação, analise as assertivas a seguir e assinale a alternativa que melhor define esse processo. A acomodação:


Se caracteriza pela reversibilidade do pensamento.


É o processo de organização das informações em sistemas.


Ocorre a partir da reorganização e/ou criação de novas estruturas cognitivas.


Se caracteriza pelo raciocínio hipotético-dedutivo.


É a adaptação do novo conhecimento aos conhecimentos prévios da criança.